Tags

, ,

20170707_095654Esse definitivamente é um dos livros mais bonitos que já peguei em minhas mãos. Esse é um livro que podemos chamar de 2 em 1. Por fora o livro de autoria de J. J. Abrams e Doug Dorst, publicado pela Intrínseca, intitulado S. E dentro o livro O navio de Teseu, de autoria de V. M. Straka, publicado pela Editora Sapatos Alados.

O Navio de Teseu, conta a estória de S., homem que desconhece seu passado, seu presente e seu futuro… Ele não sabe quem é, onde está, ele não sabe absolutamente nada sobre si ou sobre os outros. No meio a tantos acontecimentos, na busca por si mesmo, se vê em um navio medonho (no mínimo – Uma ótima ideia para Stephen King), depois em meio a uma revolução, fuga desesperada, busca por sua identidade, busca pela mulher que ele jura saber quem ele é.

Já o livro S, conta a história de Eric e Jen, dois jovens que conversam através de anotações nas margens do livro, da sua busca por descobrir quem é Straka, por entender a obra e si mesmo. Através dessa busca e desse contato impessoal, eles acabam por descobrir mais um do outro, mais de si mesmo, sem saber ao certo onde isso tudo vai dar.

Você nunca pode saber antecipadamente, grandes decisões demandam FÉ.

Voltando a falar do livro em si, é preciso seguir alguns passos, para que a sua leitura consiga fluir e não fique tudo tão confuso, comecei lendo tudo de uma vez e não deu certo, abandonei por 6 meses. Decidida a voltar e ler e concluir, busquei na internet melhores modos de alcançar meu objetivo, e o lugar mais completo que achei foi no blog Café da Alice, da fofa Gui Margutti.

Então segue aqui os passos que ela indicou com algumas ressalvas minhas:

A forma como a Gui Margutti sugere:

Fase 01

Explorar a obra. Explorar no sentido de apreciar cada pedacinho. Observar caixa “S.”, o livro ” O Navio de Teseu”, a lombada, os anexos (sem tirá-los da ordem) e maravilhar-se com a composição dela.  

Feito isso, inicie a leitura pelo livro central, sem pressa, por completo. Leia O Navio de Teseu (ONDT), incluindo notas de rodapé e anotações a lápis de Eric. Na parte a lápis está voz solitária de Eric, antes da entrada de Jen na história. Dê bastante atenção à introdução do livro.

Recapitulando. Fase 01 – Livro Principal + Anotações solitárias de Eric.

Fase 02

Aqui, é hora de ler a historia localizada nas margens do livro, de Jen e Eric, escrita em lápis, caneta azul e caneta preta. Essas cores mostram o diálogo inicial entre eles.  Lembrando que essa é uma história não linear. Identificar as cores das canetas irá te ajudar a entendê-la cronologicamente. 

Nessa fase 2, antes de iniciá-la, releia o prefácio para fixar os nomes dos possíveis candidatos  ao misterioso Straka. Anote-os para se familiarizar bem!

Dessa vez, reler as notas e abrir documentos, que estiverem relacionados às anotações dessa fase. (Fase: lápis, caneta azul e caneta preta). 

Sabemos que há vários ‪‎enigmas, tenha em mãos papel e caneta para anotações.

Fase 3

Leia a história escrita à caneta nas cores verde e laranja, (aqui eu sugiro ler primeiro só as verdes e laranja para depois ler as) em roxo e vermelho. Você deve se lembrar de que as cores servem para dar uma perspectiva cronológica. Dê atenção às notas de rodapé relacionadas e aos documentos anexados propostos às anotações de cada cor.

Fase 4 (Onde a mágica acontece! ;] )

Leia, novamente o prefácio, e perceba que algumas coisas, agora, te farão sentido. Nessa fase, siga as anotações em preto, aquela com caneta mais densa. No livro dá para identificar certinho a diferença de textura. (Confesso que não foi tão fácil assim pra mim, por mim a editora devia ter escolhido outra cor.)

Nessa ultima etapa você já estará com bastante informação e inclusive com suas próprias anotações. Você conseguirá responder a várias perguntas. 

Você já saberá:

* Quem é FXCaldeira

* Quem tem mais chances de ser Straka

* Quem é o homem que persegue Eric

* O que houve com Sola

* Quem é o homem que persegue S.

* O desfecho de ONDT e várias outras coisas. 

Esse será o ponto onde você se sentirá realmente compreendendo o livro.  

Depois de tudo isso ainda pode lhe restar a dúvida de para que serve o último anexo, só entendi depois de ver esse vídeo da Gui, como usar a Roda de Ëotvös, mas mesmo assim tive dificuldade em conseguir desvendar. Mas nada que um conversa não tenha dado jeito.

Mesmo depois de seguir todas as etapas e ter lido o livro umas 3 ou 4 vezes, ainda fiquei com dúvidas e questões que estão em aberto, a partir daqui vai rolar SPOILERS, portanto sugiro que pare de ler caso ainda não tenha lido o livro.


ALERTA DE SPOILERS


Selecione o texto para poder ler:

->  Nas páginas 54/55 tem anexada dois telegramas, não encontrei referência a eles no texto.

-> Na página 64, eles falam de uma transcrição de um áudio, Jen pede para ler, e logo depois agradece. Por que eles não nos disponibilizaram esse anexo?

-> Na página 434,  Jen escreve: “Imagine se você soubesse sobre o macaco na época”? . Que macaco gente? O do barco? O do tocador? Não entendi, isso eles devem ter discutido quando finalmente (Aleluia, Amém) se encontraram ao vivo.

-> Filomena sabia que Straka a amava? Ele disse isso em “Coriolis”? A mensagem dela é uma resposta ou uma declaração? Voto na segunda hipótese, mas vai saber, né?

-> Tinta e caneta como instrumentos mortais (literal e figurativamente), apenas alusões ao trabalho e a dimensão do trabalho de escritores?


FIM DOS SPOILERS


S. é uma declaração intensa de amor à palavra escrita.

Consideração final:

Mesmo que ao terminar de ler, você ainda se sentir confuso, sem entender muita coisa, ainda assim vale a pena ter lido. O livro foi feito com um primor e um carinho absurdo. Está absurdamente lindo.

Só acho que a Editora Intrínseca poderia ter tido mais cuidado na hora de imprimir a Roda de Ëotvös, mas fora isso, estão todos de parabéns pela maravilhosa obra.

Estou com uma imensa ressaca literária.

Nota

5ef

Compre o livro aqui:

Amazon-logo